quarta-feira, 2 de maio de 2012

POESIA

Amor em paz
Eu amei
Eu amei, ai de mim, muito mais
Do que devia amar
E chorei
Ao sentir que iria sofrer
E me desesperar

Foi então
Que da minha infinita tristeza
Aconteceu você
Encontrei em você a razão de viver
E de amar em paz
E não sofrer mais
Nunca mais
Porque o amor é a coisa mais triste
Quando se desfaz

Vinícius de Moraes




Este poema é de Vinícius de Moraes e seu tema principal é o amor, no qual o eu-lírico diz que por amar muito o fez chorar, sofrer.

Após ele conhecer seu “amor” ele ficou mais feliz, descobriu o sentido de sua vida e então ele chega a conclusão de que o amor é algo triste quando se acaba.
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO




Este anúncio publicitário é dirigido aos interlocutores que gostam de doces (interlocutor específico), ele visa promover seus cinco novos doces, ele usa de uma série de repetições de duas palavras (aberta, fechada), no qual promove um duplo sentido, o de mastigação, pois o produto que está sendo promovido é um alimento e o outro sentido e de que estes cinco novos sabores deixarão os consumidores boquiabertos, surpreendidos.

O anúncio publicitário visa sempre promover algo, uma viajem, um alimento, entre outras coisas, sempre tem um titulo “grandioso” para chamar a atenção de um tipo de interlocutor especifico (na maioria das vezes), utiliza também slogans, um certo tipo de coloração, para facilitar na identificação da marca mostrada no anúncio, etc.   
CHARGE


Nesta charge a personagem Mafalda faz uma critica indiretamente a proibição da liberdade de imprensa, mostrando que aquilo que os políticos não gostam, eles proíbem de ser mostrado.
Nesta tirinha isso é demonstrado de modo a assimilar a sopa a algo que não querem que seja publicado, e a Mafalda representa o político.
A charge é algo que é criado para fazer uma crítica, uma “brincadeira” com algum tema que possa estar em evidência ou um tabu, ela é criada a partir de um perfil estereotipado, seu interlocutor é universal na maioria das vezes.   

terça-feira, 1 de maio de 2012