Os jovens são difíceis de serem entendidos, pois eles pensam de um modo diferente das pessoas mais velhas, o que faz com que essas pessoass digam que os jovens só querem "bagunçar", não ligam para as suas vidas, não pensam no futuro, entre outras coisas, o que deixa os jovens bravos.
Vamos dizer que os jovens sempre querem mudar algo, fazer algo diferente, do que já foi feito e com esse pensamento vou desenvolver o texto a seguir:
Os jovens de alguns anos atrás levavam mais a sério o que ocorria na politica, lutavam contra o que achavam errado, faziam mais protestos, e com isso surgiu algumas músicas de protestos como: Alegria, Alegria (Caetano Veloso), que foi escrita na época da ditadura militar no Brasil, que mostrava por meio de "mensagens subliminares" o que ocorria no país. Esse tipo de música não era vista com bons olhos pelo governo, pois mostrava o que o governo não queria que fosse mostrado.
Hoje em dia a participação do jovem é menor do que antigamente, principalmente, pois ele pensa que o que ocorre na politica não é problema dele e com isso ele não participa tão ativamente na politica como seus "antepassados".
O consumismo é algo muito grande hoje em dia, e quem principalmente o movimenta é o jovem, que pode ser representado pela música: Geração Coca-Cola (Legião Urbana) que demonstra a entrada de produtos de outros países no Brasil, e com isso também demonstra a dependência que ocorre por parte do jovem. A música também demonstra que devemos parar com esse consumismo que é tão grande e "deforma" nossa vida.